É um procedimento muito útil com crianças pequenas, pois possibilita avaliar a criança considerando todos os seus comportamentos.
Fonte: ZORZI, L.J e HAGE, S.R.V. PROC: protocolo de observação comportamental: Avaliação de linguaguem e aspectos cognitivos infantis. Pulso, 2004.
Anexo 01
PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO
COMPORTAMENTAL
Nome: D.N.
Nível de escolaridade: Escola:
Encaminhamento:
Motivo do encaminhamento:
Data da avaliação: Realizada
por:
1.HABILIDADES COMUNICATIVAS DA CRIANÇA:
1a. Habilidades dialógicas ou conversacionais:
Verificar a presença de comunicação interacional e o
grau de envolvimento da criança nos intercâmbios comunicativos.
Intenção Comunicativa:
0 – ausente 2 – presente raramente 4 – presente frequentemente
Inicia a conversa / interação:
0 – ausente 2 – presente raramente 4 – presente frequentemente
Responde ao interlocutor
0 – ausente 2 – presente raramente 4 – presente frequentemente
Aguarda o seu turno (não se
precipita, interrompendo o interlocutor)
0 – ausente 2 – presente raramente 4 – presente frequentemente
Participa ativamente da atividade
dialógica (alternância de turnos na interação)
0 – ausente 2 – presente raramente 4 – presente frequentemente
Total da pontuação: (máximo = 20
pontos)
1b.Funções Comunicativas
Instrumental - solicitação de objetos, ações (“dar um
brinquedo, abrir porta”)
0 – ausente 1 – presente raramente 2 – presente frequentemente
Protesto – interrupção com fala ou
ação de uma ação indesejada (“pára”)
0 – ausente 1 – presente raramente 2 – presente frequentemente
Interativa – Uso de expressões
sociais para iniciar ou encerrar interação (“oi, tchau”)
0 – ausente 1 – presente raramente 2 – presente frequentemente
Nomeação – Nomeação espontânea de
objetos, pessoas, ações
0 – ausente 1 – presente raramente 2 – presente frequentemente
Informativa – comentários,
informações espontâneas na interação (“ó meu sapato”)
0 – ausente 1 – presente raramente 2 – presente frequentemente
Heurística – solicitação de
informação ou permissão (“pode pegar? Cadê a bola?”)
0 – ausente 1 – presente raramente 2 – presente frequentemente
Narrativa – presença de turnos
narrativos (“o príncipe pegou a princesa e casou”)
0 – ausente 1 – presente raramente 3 – presente frequentemente
Total da pontuação: (máximo=15):
1c. Meios de comunicação
Verificar se os meios atingiram
níveis de simbolização.
Meios não verbais
(vocalizações)
|
Meios não verbais
(gestos)
|
Meios verbais
(palavras, frase, discurso)
|
0 – ausência de vocalizações
1 – somente vocalizações articuladas
2 – vocalizações não articuladas e articuladas com
entonação da língua (jargão).
|
1 – gestos não-simbólicos elementares (pegar na mão
e levar, cutucar, puxar).
2 – gestos não-simbólicos convencionais (apontar,
negar com a cabeça, “vem cá”).
5 – gestos simbólicos (gestos que representam ações,
objetos, idade).
|
7 – palavras isoladas.
9 – enunciados de 2 palavras.
11 – frases com 3 ou mais palavras, telegráficas ou
não.
13 – relato de experiências imediatas contendo 5/6
palavras.
15 – relato de experiências não imediatas (o que
aconteceu na escola, como foi o dia)
|
Pontuação (máxima=2):
|
Pontuação (máxima=5):
|
Pontuação (máxima=15):
|
Nível de pontuação obtido para
vocalizações e gestos (máximo=7):
Nível de pontuação obtido para gestos
e meios verbais (máximo=20):
1d. Níveis de contextualização da linguagem:
5 – linguagem refere-se somente à
situação imediata concreta
10 – linguagem descreve a ação que
está sendo realizada e faz referências ao passado e/ou ao futuro imediato, sem
ultrapassar o contexto imediato.
15 – linguagem vai além da situação
imediata, referindo-se a eventos mais distantes no tempo (evoca situações
passadas e antecipa situações futuras)
Nível de pontuação obtido
(máximo=15):
2. COMPREENSÃO VERBAL:
Consultar as tabelas de desenvolvimento normal da
linguagem ao elaborar os procedimentos para avaliação da compreensão.
0 – Não apresenta resposta à
linguagem
10 – Responde sistematicamente a uma
solicitação, comentário ou quando chamado
20 – Atende quando é chamada
30 – Compreende ordens situacionais
com uma ação, acompanhada de gestos (“mande um beijo”)
40 – Compreende ordens situacionais
com uma ação, não acompanhadas de gestos
50 – Compreende duas ordens não
relacionadas
60 – Compreende ordens com 3 ou mais
ações, solicitações ou comentários
Nível de pontuação obtido
(Maximo=60):
3. ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO:
3a. Forma de manipulação dos objetos
0 – Não se interessa pelos objetos:
0 – Desiste da atividade quando surge
algum obstáculo
1 – Explora os objetos por meio de
poucas ações
1 – Explora os objetos de modo rápido
e superficial
1 – Explora os objetos um a um de
modo repetitivo
2 – Persiste na atividade quando
surge algum obstáculo, tentando superá-lo
2 – Atua, de modo repetitivo, sobre
dois ou mais objetos ao mesmo tempo, relacionando-os
5 – Explora os objetos um a um de
modo diversificado
10 – Atua, de maneira diversificada,
sobre dois ou mais objetos ao mesmo tempo, relacionando-os.
Total da pontuação (máximo=10):
3b. Nível de desenvolvimento do simbolismo
0 – Não apresenta condutas
simbólicas, somente sensório-motoras
1 – Faz uso convencional dos objetos
2 – Apresenta esquemas simbólicos (no
próprio corpo)
3 – Usa bonecos ou outros parceiros
no brinquedo simbólico
4 – Organiza ações simbólicas em uma
sequencia
5 – Cria símbolos, fazendo uso de
objetos substitutos ou gestos simbólicos para representar objetos ausentes
5 – Faz uso da linguagem verbal para
relatar o que está acontecendo na situação de brinquedo
Total da pontuação (máximo=20):
3c.Nível de organização do brinquedo
0 – Manipula os objetos sem uma
organização dos mesmos
1 – Organiza as miniaturas em
pequenos grupos, reproduzindo situações parciais, mas sem uma organização de
todo o conjunto (ex. cadeiras colocadas em volta da mesa)
2 – Faz pequenos agrupamentos de dois
ou três objetos (ex. xícara ao lado da colher)
3 – Enfileira os objetos
distribuindo-os de modo a configurar os diversos cômodos da casa.
4 – agrupa os objetos em categorias
definidas, formando classes.
5 – seria os objetos por tentativa e
erro (ex. do menor para o maior).
5 – seria os objetos de acrdo com as
diferenças, seguindo um critério
Total da pontuação (máximo=20):
3d. Imitação
Imitação gestual
0 – Não reage à solicitações
1 – Imitação de gestos/movimentos
visíveis no próprio corpo (ex. apalpar esponja de banho)
3 – Imitação de gestos/movimentos não
visíveis no próprio corpo (segurar a orelha, mostrar a língua).
Imitação sonora
0 – Não reage às solicitações
2 – Imitação de sílabas
3 – Imitação de onomatopéias
5 –Imitação de palavras
6 - Imitação de frases
Total da pontuação (máximo=20):
PONTUAÇÃO
Aspectos observados
|
Pontuação
Máxima
|
Pontuação
alcançada
|
|
70
|
|
|
60
|
|
|
70
|
|
Total
da pontuação
|
200
|
Características gerais das habilidades comunicativas (Marcar com um “x”)
(
) Não apresenta comunicação intencional
(
) Comunicação intencional com funções primárias por meios não simbólicos,
restrita ou ausente participação em atividade dialógica.
(
) Comunicação intencional plurifuncional, ampla participação em
atividade dialógica por meios não simbólicos e não verbais.
(
) Comunicação simbólica plurifuncional, ampla participação em atividade
dialógica por meios simbólicos e não verbais.
(
) Comunicação intencional com funções primárias, restrita participação
em atividade dialógica por meios verbais.
(
) Comunicação intencional plurifuncional, ampla participação e atividade
dialógica por meios verbais, ligados ao contexto imediat.
(
) Comunicação intencional plurifuncional, ampla participação em
atividade dialógica por meios verbais, não ligados ao contexto imediato.
Características gerais da organização lingüística:
(
) Não apresenta organização
linguística
(
) Produção de palavras isoladas
(
) Produção de enunciados (duas ou mais palavras organizadas no nível da
frase)
(
) Produção de discurso (frases encadeadas)
Características gerais da compreensão da linguagem oral
(
) Não demonstra compreensão da linguagem oral
(
) Responde de forma assistemática
(
) Compreende ordens com até duas ações, ligadas ao contexto imediato.
(
) Compreende ordens com 3 ou mais ações, não ligados ao contexto
imediato
Características gerais da imitação
Imitação gestual
(
) não responde às solicitações
(
) imita somente gestos visíveis no próprio corpo
(
) imita gestos visíveis e não visíveis no próprio corpo
Imitação sonora
(
) não responde às solicitações
(
) imita somente sons não verbais
(
) imita sons verbais e não verbais
Características gerais do desenvolvimento cognitivo
(
) sensório motor – fases iniciais
(
) sensório motor – fases avançadas
(
) transição entre sensório motor e representativo
(
) representativo
Observações:
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Conclusões:
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Fonoaudiólogo
CRFa
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