FONOAUDIOLOGIA: O que ela pode fazer por você.

FONOAUDIOLOGIA: O que ela pode fazer por você?

Promoção, proteção e recuperação da comunicação humana.

sábado, 28 de janeiro de 2012

PROC - Protocolo de Observação Comportamental

A observação comportamental é um procedimento pelo qual se analisa o comportamento geral da criança em contextos semi-estruturados. É um procedimento que pode e deve ser usado em qualquer circunstancia de avaliação, seja na linguagem oral, da voz ou audição.
É um procedimento muito útil com crianças pequenas, pois possibilita avaliar a criança considerando todos os seus comportamentos.

Fonte: ZORZI, L.J e HAGE, S.R.V. PROC: protocolo de observação comportamental: Avaliação de linguaguem e aspectos cognitivos infantis. Pulso, 2004.


Anexo 01

PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL

Nome:                                                                                               D.N.
Nível de escolaridade:                                               Escola:
Encaminhamento:     
Motivo do encaminhamento:
Data da avaliação:                                        Realizada por:

1.HABILIDADES COMUNICATIVAS DA CRIANÇA:
1a. Habilidades dialógicas ou conversacionais:
Verificar a presença de comunicação interacional e o grau de envolvimento da criança nos intercâmbios comunicativos.

Intenção Comunicativa:
0 – ausente       2 – presente raramente       4 – presente frequentemente
Inicia a conversa / interação:
0 – ausente       2 – presente raramente       4 – presente frequentemente
Responde ao interlocutor      
0 – ausente       2 – presente raramente       4 – presente frequentemente
Aguarda o seu turno (não se precipita, interrompendo o interlocutor)
0 – ausente       2 – presente raramente       4 – presente frequentemente           
Participa ativamente da atividade dialógica (alternância de turnos na interação)
0 – ausente       2 – presente raramente       4 – presente frequentemente           
Total da pontuação: (máximo = 20 pontos)

1b.Funções Comunicativas

Instrumental  - solicitação de objetos, ações (“dar um brinquedo, abrir porta”)
0 – ausente       1 – presente raramente       2 – presente frequentemente           
Protesto – interrupção com fala ou ação de uma ação indesejada (“pára”)
0 – ausente       1 – presente raramente       2 – presente frequentemente           
Interativa – Uso de expressões sociais para iniciar ou encerrar interação (“oi, tchau”)
0 – ausente       1 – presente raramente       2 – presente frequentemente           
Nomeação – Nomeação espontânea de objetos, pessoas, ações
0 – ausente       1 – presente raramente       2 – presente frequentemente           
Informativa – comentários, informações espontâneas na interação (“ó meu sapato”)
0 – ausente       1 – presente raramente       2 – presente frequentemente
Heurística – solicitação de informação ou permissão (“pode pegar? Cadê a bola?”)
0 – ausente       1 – presente raramente       2 – presente frequentemente           
Narrativa – presença de turnos narrativos (“o príncipe pegou a princesa e casou”)
0 – ausente       1 – presente raramente       3 – presente frequentemente           

Total da pontuação: (máximo=15):  

1c. Meios de comunicação
Verificar se os meios atingiram níveis de simbolização.

Meios não verbais
(vocalizações)
Meios não verbais
(gestos)
Meios verbais
(palavras, frase, discurso)
0 – ausência de vocalizações
1 – somente vocalizações articuladas
2 – vocalizações não articuladas e articuladas com entonação da língua (jargão).
1 – gestos não-simbólicos elementares (pegar na mão e levar, cutucar, puxar).
2 – gestos não-simbólicos convencionais (apontar, negar com a cabeça, “vem cá”).
5 – gestos simbólicos (gestos que representam ações, objetos, idade).
7 – palavras isoladas.
9 – enunciados de 2 palavras.
11 – frases com 3 ou mais palavras, telegráficas ou não.
13 – relato de experiências imediatas contendo 5/6 palavras.
15 – relato de experiências não imediatas (o que aconteceu na escola, como foi o dia)

Pontuação (máxima=2):
Pontuação (máxima=5):
Pontuação (máxima=15):

Nível de pontuação obtido para vocalizações e gestos (máximo=7):
Nível de pontuação obtido para gestos e meios verbais (máximo=20):

1d. Níveis de contextualização da linguagem:
5 – linguagem refere-se somente à situação imediata concreta
10 – linguagem descreve a ação que está sendo realizada e faz referências ao passado e/ou ao futuro imediato, sem ultrapassar o contexto imediato.
15 – linguagem vai além da situação imediata, referindo-se a eventos mais distantes no tempo (evoca situações passadas e antecipa situações futuras)

Nível de pontuação obtido (máximo=15):

2. COMPREENSÃO VERBAL:
Consultar as tabelas de desenvolvimento normal da linguagem ao elaborar os procedimentos para avaliação da compreensão.

0 – Não apresenta resposta à linguagem
10 – Responde sistematicamente a uma solicitação, comentário ou quando chamado
20 – Atende quando é chamada
30 – Compreende ordens situacionais com uma ação, acompanhada de gestos (“mande um beijo”)
40 – Compreende ordens situacionais com uma ação, não acompanhadas de gestos
50 – Compreende duas ordens não relacionadas
60 – Compreende ordens com 3 ou mais ações, solicitações ou comentários

Nível de pontuação obtido (Maximo=60):

3. ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO:

3a. Forma de manipulação dos objetos
0 – Não se interessa pelos objetos:
0 – Desiste da atividade quando surge algum obstáculo
1 – Explora os objetos por meio de poucas ações
1 – Explora os objetos de modo rápido e superficial
1 – Explora os objetos um a um de modo repetitivo
2 – Persiste na atividade quando surge algum obstáculo, tentando superá-lo
2 – Atua, de modo repetitivo, sobre dois ou mais objetos ao mesmo tempo, relacionando-os
5 – Explora os objetos um a um de modo diversificado
10 – Atua, de maneira diversificada, sobre dois ou mais objetos ao mesmo tempo, relacionando-os.
Total da pontuação (máximo=10):

3b. Nível de desenvolvimento do simbolismo
0 – Não apresenta condutas simbólicas, somente sensório-motoras
1 – Faz uso convencional dos objetos
2 – Apresenta esquemas simbólicos (no próprio corpo)
3 – Usa bonecos ou outros parceiros no brinquedo simbólico
4 – Organiza ações simbólicas em uma sequencia
5 – Cria símbolos, fazendo uso de objetos substitutos ou gestos simbólicos para representar objetos ausentes
5 – Faz uso da linguagem verbal para relatar o que está acontecendo na situação de brinquedo

Total da pontuação (máximo=20):

3c.Nível de organização do brinquedo
0 – Manipula os objetos sem uma organização dos mesmos
1 – Organiza as miniaturas em pequenos grupos, reproduzindo situações parciais, mas sem uma organização de todo o conjunto (ex. cadeiras colocadas em volta da mesa)
2 – Faz pequenos agrupamentos de dois ou três objetos (ex. xícara ao lado da colher)
3 – Enfileira os objetos distribuindo-os de modo a configurar os diversos cômodos da casa.
4 – agrupa os objetos em categorias definidas, formando classes.
5 – seria os objetos por tentativa e erro (ex. do menor para o maior).
5 – seria os objetos de acrdo com as diferenças, seguindo um critério

Total da pontuação (máximo=20):

3d. Imitação
Imitação gestual
0 – Não reage à solicitações
1 – Imitação de gestos/movimentos visíveis no próprio corpo (ex. apalpar esponja de banho)
3 – Imitação de gestos/movimentos não visíveis no próprio corpo (segurar a orelha, mostrar a língua).
Imitação sonora
0 – Não reage às solicitações
2 – Imitação de sílabas
3 – Imitação de onomatopéias
5 –Imitação de palavras
6 - Imitação de frases

Total da pontuação (máximo=20):

PONTUAÇÃO

Aspectos observados
Pontuação
Máxima
Pontuação
alcançada
  1. Habilidades comunicativas (expressivas)
70

  1. Compreensão da linguagem oral
60

  1. Aspectos do desenvolvimento cognitivo
70

                                                         Total da pontuação
200




Características gerais das habilidades comunicativas (Marcar com um “x”)
(    ) Não apresenta comunicação intencional
(   ) Comunicação intencional com funções primárias por meios não simbólicos, restrita ou ausente participação em atividade dialógica.
(   ) Comunicação intencional plurifuncional, ampla participação em atividade dialógica por meios não simbólicos e não verbais.

(   ) Comunicação simbólica plurifuncional, ampla participação em atividade dialógica por meios simbólicos e não verbais.
(   ) Comunicação intencional com funções primárias, restrita participação em atividade dialógica por meios verbais.
(    ) Comunicação intencional plurifuncional, ampla participação e atividade dialógica por meios verbais, ligados ao contexto imediat.
(    ) Comunicação intencional plurifuncional, ampla participação em atividade dialógica por meios verbais, não ligados ao contexto imediato.

Características gerais da organização lingüística:
(    ) Não apresenta organização linguística
(    ) Produção de palavras isoladas
(    ) Produção de enunciados (duas ou mais palavras organizadas no nível da frase)
(    ) Produção de discurso (frases encadeadas)

Características gerais da compreensão da linguagem oral
(    ) Não demonstra compreensão da linguagem oral
(    ) Responde de forma assistemática
(    ) Compreende ordens com até duas ações, ligadas ao contexto imediato.
(    ) Compreende ordens com 3 ou mais ações, não ligados ao contexto imediato

Características gerais da imitação
Imitação gestual
(    ) não responde às solicitações
(    ) imita somente gestos visíveis no próprio corpo
(    ) imita gestos visíveis e não visíveis no próprio corpo

Imitação sonora
(    ) não responde às solicitações
(    ) imita somente sons não verbais
(    ) imita sons verbais e não verbais

Características gerais do desenvolvimento cognitivo
(    ) sensório motor – fases iniciais
(    ) sensório motor – fases avançadas
(    ) transição entre sensório motor e representativo
(    ) representativo
                                        

Observações:
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Conclusões:
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Fonoaudiólogo
CRFa



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